🌟LIVRO: Beleza Oculta

🌟AUTORA: Lucinda Riley
🌟EDITORA: Arqueiro
🌟PÁGINAS: 663
🌟LIDO DATA: 05/2025
🌟Nota: 5/5
🌟INSTAGRAM: @blogandolivros


SINOPSE:


Nascida e criada num vilarejo nas charnecas de Yorkshire, Leah trabalha com a mãe na casa da influente e complicada família Delancey. Mais bonita a cada dia que passa, ela chama a atenção de Madelaine Winter, dona da agência de modelos mais bem-sucedida da Europa, e sua vida se transforma totalmente.

Anos depois, Leah se destaca no mundo da moda, viajando a Milão, Londres e Nova York, levando uma vida luxuosa. Mas o passado a persegue como uma sombra, misteriosamente entrelaçado com a história trágica de dois jovens irmãos na Polônia durante a Segunda Guerra Mundial.

Quando duas gerações de segredos ameaçam explodir, Leah é assombrada por uma profecia fatal do seu passado e precisa lutar para desafiar o destino que foi escrito para ela nas estrelas…



HISTÓRIA COM SPOILER DO LIVRO

 

Rose Delancey tem uma casa em Yorkshire. Está com mais de 40 anos, tem o filho Miles, fruto de um relacionamento na fase adulta, e Miranda, que foi adotada.

Tem um irmão, David Cooper, que é um dos homens mais ricos do mundo, mas com quem ela não conversa há mais de 20 anos.

Leah é a filha da Sra. Thompson, que sempre cuidou dos filhos de Rose. Ela tinha a mesma idade de Miranda. Brett era o filho de David, e como sua esposa falecera, ele acabou indo passar as férias de verão na casa de sua tia.

Lá conheceu Leah e eles acabaram se apaixonando, mas Miranda sentia muito ciúmes, pois queria ela ficar com Brett e criou uma situação que acabou afastando os dois.

De um retrato pintado de Leah, já que Rose era uma pintora famosa e Brett tinha o mesmo talento, acabou indo parar em uma exposição de Rose, e Madeleine, que tinha uma agência de modelos, quis  conhecer ela. Logo Leah se transformou em uma modelo famosa, enquanto Brett ia cuidar da empresa de seu pai, o que ele não queria. Miranda acabou engravidando, mas nunca revelou quem era o verdadeiro pai.

Rosa e David eram fruto de um amor entre uma mulher britânica e um homem polonês. Por isso eles moravam em Varsóvia e quando a segunda guerra veio, os pais foram levados para o campo de concentração e Rose e David a outro campo. Lá eles só sobreviveram pelo talento de Rose na pintura e a de David pela música.

Lá no campo onde as crianças ficavam estava Franzem, um homem que dizia cuidar de Rosa, mas que abusava dela. Ela tinha 11 anos e seu irmão 14. Quando eles conseguiram fugir, junto com a amiga Anya, eles voltaram para a Inglaterra, mas tiveram que viver sozinhos, pois seus avós não aceitaram eles.

Aos poucos David foi se tornando famoso e Rosa acabou voltando a ficar com seu antigo captor, acreditando que ele a amava, mas era somente vingança dele, inclusive deixar ela grávida.

Depois disso foi também atrás de Miranda, que queria uma vida de luxo, a conquistou e por anos a tratou como um lixo, também para se vingar de Rosa e David. No final acabou sendo morto.

Leah tinha cerca de 16 anos quando ficou muito famosa, tentou a voltar a ficar com Brett, mas os dois acabaram brigando porque Brett acreditava que Leah o traía. Depois de uns anos, Leah acabou se casando com um homem rico, Anthony e parou de modelar. Acabou perdendo 3 bebês na gestação e sua vida se tornou insuportável.

Numa volta para sua cidade na Inglaterra para ver seu pai que havia tido um infarto, reencontrou Brett, que tinha voltado a pintar e acabaram ficando juntos novamente, com Leah pedindo o divórcio.

Miles tinha se tornado fotógrafo e era muito cruel com as mulheres. Uma mulher havia previsto que Leah voltaria para sua cidade natal e que seria perseguida por um homem, isso quando ela era criança ainda.

Miles já havia matado outras mulheres e queria Leah. Em uma noite, ele entrou na casa de Leah, onde estava hospedada aguardando Brett, e matou Miranda depois de tê-la confundido com a Leah, depois ele voltou a perseguir ela e acabou sendo morto.

Leah e Brett ficaram juntos e ajudavam em uma instituição de caridade.

Miranda tinha uma filha pequena que ficou com Rose, e acabou sendo descoberto que ela era filha de Anya, sendo adotada por uma promessa feita por Rose. O passado e o presente acabaram se unindo, mesmo que da pior forma possível.

Frank tinha conseguido fugir na segunda guerra e se escondeu na Argentina, depois criou vários contatos e caçou os irmãos durante anos, pois tinha rancor deles desde àquela época.

 

CONSIDERAÇÕES:

 

Eu nem sequer esperava que a história se baseasse em tantos encontros e desencontros. A história principalmente na parte da guerra é muito comovente e tudo o que a Lucinda criou me encantou demais, me apaixonei por certos personagens e outro me irritavam bastante.

Mas é uma obra que merece ser lida.

👩 Greice Negrini


 



🌟LIVRO: As Vitoriosas

🌟AUTORA: Laetitia Colambani
🌟EDITORA: Intrínseca
🌟PÁGINAS: 190
🌟LIDO DATA: 02/2025
🌟Nota: 5/5
🌟INSTAGRAM: @blogandolivros


SINOPSE:


O cliente de Solène, uma bem-sucedida advogada parisiense, não dera indício algum de que, ao ouvir sua sentença, atentaria contra a própria vida. Ela tampouco poderia imaginar que testemunhar a cena causaria o colapso de algo dentro de si. Paralisada, Solène sabe que a base que mantinha sua vida de pé ruiu. O médico atesta burnout e recomenda: “trabalho voluntário”. Mas, ao mesmo tempo que retomar a rotina confortável vivida até então não faz mais sentido, ela não tem ideia de como criar para si uma nova realidade.

Quando um anúncio inusitado no jornal a leva até o abrigo conhecido como Palais de La Femme, Solène encontra um grupo diversificado de mulheres, vindas de universos muito distantes do seu, e, aos poucos, começa a redescobrir um senso de propósito ao dedicar algumas horas semanais à função de escriba: no saguão do Palais, coloca-se à disposição das residentes para redigir cartas. Ela perceberá, no entanto, que, tanto quanto a de escrita, sua habilidade de escuta será crucial ali.

HISTÓRIA COM SPOILER DO LIVRO

 

Blanche era uma adolescente de 17 anos quando foi enviada para a Escócia pelos pais. Lá ela conheceu a liderança de um homem que criara um exército de pessoas que doavam todas as suas coisas e sua vida em prol de pessoas desfavorecidas.

Blanche virou uma ativa do exército e conheceu Albin, de 19 anos que também se alistara no exército. Ambos se casaram e foram trabalhar na França para fazer o Exército da Salvação aumentasse.

Blanche teve 6 filhos e enfrentou uma enorme descriminação. As pessoas não aceitavam aquele exército ou suas ideias de luta contra a pobreza.

Blanche nunca desistiu da luta. Quando ficou sabendo de um palácio que antes tinha servido para moradores solteiros antes da Primeira Guerra, percebeu que precisava do lugar para as mulheres sem-teto, para todas que sofriam todo tipo de violência. O lugar era imenso, com mais 700 quartos. Assim Blanche e Alvin foram atrás de doações e pessoas para conseguir comprar o local e reformá-lo.

Depois de muito tempo lutando conseguiram inaugurar o Palais de La Femme, em 1926, um refúgio para as mulheres. Blanche faleceu em 21 de maio de 1933, vindo de família rica, dedicou toda sua vida a pessoas desfavorecidas.

Solene acabou sofrendo um bournout como advogada. Agora precisava agir para poder sair da sua depressão. Foi indicada a fazer caridade. Solene resistiu mas foi trabalhar escrevendo cartas em um refúgio para mulheres.

Aos poucos foi conhecendo pessoas vulneráveis. Binta, que fugira de seu país para evitar a mutilação de sua pequena filha, mas que fora obrigada a deixar o seu filho.

Cynhja, que era feliz, mas sempre foi criada em orfanatos. Quando teve um filho achou que sua vida estava feita, mas nunca conseguiu dar o amor que também não recebeu e perdeu a guarda da criança. 

Haviam diversas mulheres com muitos traumas. Solene começou a ajudar com a escrita de cartas e aos poucos foi entendendo a dor de cada mulher que ali lutavam para uma vida melhor,

No fim, Solene percebeu que estava ali para que aquela fosse sua luta e agora sua vida era contra a pobreza e os desfavorecidos.

CONSIDERAÇÕES:

 

Essa obra foi uma das que eu favoritei. Em primeiro lugar por contar um pouco sobre o exército da salvação que eu sabia que existia, mas não sabia que tinha se iniciado por um casal na Inglaterra.

E a forma como a autora escreve sobre cada personagem, sobre o lugar, sobre as dores de cada uma é dolorido e me fez refletir muito sobre a minha vida e o que eu faço pelo próximo. 

Eu recomendo a qualquer pessoa esta obra. 

👩 Greice Negrini